E essa foi a lição de Iwata.
"Confie em sua paixão. Acredite em seus sonhos".
Cerca de 150 milhões de DSs pelo mundo.
Segundo Iwata, o lema da Nintendo é "Tornar o impossível... possível".
"A palavra é 'Inovação'".
"Bons jogos se vendem".
Iwata fala sobre a importância de um jogo chamar a atenção do jogador.
"Somos [Nintendo] , primeiramente, desenvolvedores de jogos. Somente depois somos fabricantes de hardware".
Agora Iwata fala sobre o alto custo dos jogos.
Gráfico mostra as bibliotecas de jogos por plataforma. Na ordem: DS, Wii, Xbox e PS3.
Preocupações da indústria: a habilidade de criar coisas novas, talento do desenvolvedor...
Controlar um pequeno besouro-robô, resolver puzzles... O grande foco do trailer ficou no uso do MotionPlus.
O MotionPlus vai ser usado para equilibrar Link.
O visual está bem mais bonito do que o visto em Twilight Princess.
Novo trailer de Skyward Sword.
Agora Iwata fala sobre os 25 anos de Zelda e Ocarina of the Time 3D.
Mais informações na E3. Falta muito para junho?
Detalhe para a cauda de guaxinim, semelhante ao de Super Mario Bros. 3.
"Super Mario" chega ao 3DS. Logo temporária.
"O desafio era como representar um pulo em 3D".
Desde 1996, Mario aparece em 3D - Super Mario 64.
Novos jogos!
Iwata volta ao palco.
Jogos antigos remasterizados em 3D.
Nintendo eShop no telão. Jogos de DSiWare, Virtual Console para 3DS (Chamado de Virtual Arcade) e clássicos 3D.
Agora o papo sobre "apelo social" e "conectividade" de Iwata faz sentido.
Nintendo 3DS terá mais de 10 mil hotspots pela AT&T.
Alguns jogos de 3DS aparecem no telão e suas conectividades com StreetPass.
Após falar sobre conteúdo, Fils-Aime fala sobre "localização".
"A criação de conteúdo em 3DS ainda está no começo. E a Nintendo está investindo nisso".
"Empreste seu 3DS ao seu irmãozinho ver Bob Esponja e pegue emprestado a TV para você".
Netflix no 3DS!
"Todo o conteúdo do 3DS será visualmente superior àquilo já visto antes".
Fils-Aime fala sobre os jogos em 3D e a experiência do novo portátil.
Segundo Iwata, DSiWare e WiiWare não foram tão bom quanto desejavam. "A nintendo pode fazer melhor". Reggie Fils-Aime sobe ao palco.
"Nintendo pode fazer melhor".
Ele apresenta alguns recursos disponíveis no 3DS exatamente para ampliar a experiência coletiva em torno do portátil, como Face Raiders, realidade aumentada e Mii Maker.
Ele acredita que o console pode atrair ainda mais jogadores.
"O próximo grande 'must-have' é o Nintendo 3DS". E eis que ele tira um portátil do bolso.
O nome ocidental de Kirby era para ser "Tinkle Popo". "Talvez não fosse a melhor escolha".
Kirby no telão.
Agora ele cita sobre o apelo mundial, que atinge pessoas de vários locais do mundo.
Agora Iwata apresenta os fatores que influenciam o sentimento de "must-have"
"Talvez Tetris tenha sido o primeiro game a atrair o público feminino".
Ele explica a popularidade de Pokémon como esse apelo social que as trocas oferecem.
Ele explica o sistema de trocas e exclusividades em cada versão.
Agora é a vez de Pokémon.
Mario sempre evolui
Em relação ao mesmo apelo durante os 25 anos, Iwata cita Mario e suas mudanças nesse 1/4 de século.
Existem três níveis de Must-have: de hardware, software e o apelo social.
Iwata comenta sobre a necessidade de possuir o novo (o "must-have").
A lição mais importante nesses 25 anos foi entender o que motiva os jogadores.
Iwata cita o fenômeno Call of Duty.
Iwata cita a conectividade wireless de Pokémon no GBA.
Game Boy e os antigos cabos linkss. Alguém lembra disso?
"O Nintendo 64 elevou isso, principalmente em Mario Kart 64 e Goldeneye".
"Todos jogavam em umamesma sala antes. O Atari, por exemplo, tinha dois controles".
Mais especificamente, diferenciando redes sociais e jogos sociais.
Conceito sobre rede sociais e a diferenciação em relação aos video games.
Iwata comenta a expansão do mercado europeu.
Iwata apresenta um crescimento considerável na quantidade de jogadores ativos.
Iwata cita a importância de explorar as diferenças entre os jogadores e oferecer aquilo que eles querem ver.
Iwata apresenta um pequeno gráfico que coloca lado a lado os gráficos, a memória e o custo do desenvolvimento de um jogo.
Iwata inicia um breve histórico da indústria de games.
Após apresentar citações de vários desenvolvedores, Iwata passa a falar sobre a importância do conteúdo na indústria dos games.
Iwata fala sobre a possibilidade que os desenvolvedores têm de compartilhar informações e conhecimento durante a GDC.
Meggan Scavio no palco fazendo um pequeno histórico. Para finalizar, chama Satoru Iwata.
Olá pessoal, acaba de começar o keynote da Nintendo na GDC.
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